Friday, bloody Friday #125

Esta semana, após o último capítulo da novela da TV a cabo de Game of Thrones, voltou-se a discutir a polêmica em torno dos spoilers. Mas até quando uma informação sobre um filme, um livro, uma série, HQ ou game é spoiler? Até quando o babaca da roda é você?
Para resolver essas questões, apresento a vocês…
friday_125

Abaixo, alguns trechos retirados diretamente do Incrível Manual de Regras (cagadas) sobre Spoilers.

CUIDADO!!!
Este post vai ter spoilers!! Os trechos que contiverem spoilers estarão grafados em amarelo. Se quiser ler, selecione o texto. Mas lembre-se, a surpresa pode não ser agradável!
Esteja avisado!!

Situação 1: Você solta no grupo ou nas redes sociais uma informação crucial para a trama logo após o capítulo de uma série, ou enquanto o filme ainda está em cartaz. Seja por meme ou revelando a informação diretamente. Você não deu chance para as pessoas assistirem ainda. Portanto, você é um babaca.
Ex: Jon Snow morreu no último capítulo de Game of Thrones e todos estão postando memes.

Situação 2: Você está acompanhando uma série na Netflix (ou baixando ilegalmente) que já está avançada, porém você ainda está nas primeiras temporadas. Você curte a página da série no Facebook e vê imagens e pessoas comentando sobre acontecimentos cruciais que você ainda não viu. A culpa, nesse caso, é inteiramente sua. A página serve para discutir os acontecimentos da série e os responsáveis por ela não são obrigados a esperar você alcançar a temporada atual.
Ex: A página de House of Cards posta fotos de Frank Underwood na cadeira do Presidente dos EUA.

Situação 3: Você leu o livro, mas as pessoas do grupo não viram o filme/a série. Ninguém é obrigado a ter lido o livro. Então não estrague a diversão das pessoas que ainda não viram o filme/a série! Porra!
Ex: Dizer que Snape matou Dumbledore semanas antes da estreia de Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Situação 4: Todos no grupo, menos você, já viram o filme/leram o livro em discussão. Nesse caso, você está atrapalhando a discussão dos presentes no grupo. Se você não quiser levar spoiler, saia da roda.
Ex: Todos estão comentando como suas cabeças explodiram quando foi revelado que Tyler Durden e o Narrador são a mesma pessoa em O Clube da Luta.

Situação 5: O filme é um lançamento recente e todos na roda já assistiram, menos você. Aqui se aplica a mesma regra da Situação 4. Todos querem discutir os acontecimentos mais chocantes do filme, mas não podem por sua causa? Sacanagem sua, pô!
Ex: Mercúrio morre em Vingadores – A Era de Ultron. Não viu o filme? Pena, todo mundo viu!

Situação 6: O filme é um clássico, e alguém, nas redes sociais ou pessoalmente, mencionou uma informação crucial que você desconhecia. Bem feito pra você! Certos filmes se tornam parte da cultura global, ninguém tem culpa de você viver em outro planeta.
Ex: Darth Vader é o pai de Luke Skywalker e até quem não sabe direito o que é Star Wars sabe disso.

Situação 7: O filme tem mais de 50 anos. Muita gente provavelmente não viu. Por mais que seja um clássico dos clássicos, nem todo mundo se lembra de buscar obras como Psicose, Cidadão Kane, E o Vento Levou, etc. Quando for indicar o filme, não comente informações cruciais. Fale sobre o filme para que a outra pessoa se interesse e descubra por si só por quê é um clássico dos clássicos.
Ex: Indique Cidadão Kane pela trama intrigante e pela maestria no uso da câmera e da montagem, mas não diga que Rosebud é o trenó.

Situação 8: Você está fazendo um vídeo, gravando um podcast, escrevendo uma crítica ou fazendo um post para seu blog que contém uma informação crucial sobre uma obra (filme, livro, série, game, HQ). A pessoa que procurou o assunto muitas vezes busca informação sobre a obra para conhecê-la melhor e ver se irá gastar seus recursos (tempo e dinheiro) com ela. Caso for dar spoilers no seu trabalho, avise com antecedência para a pessoa se precaver. Se depois disso ela continuou a acompanhar, é responsabilidade dela.

E é isso aí! Essas são algumas das situações previstas que envolvem spoilers. Você conhece mais alguma, leitor? O que você acha sobre o assunto? Já tomou um spoiler na fuça que estragou toda sua experiência de apreciar uma obra? Deixe aí nos comentários!

Bom final de semana e até domingo!
-Feliz

Anúncios

11 respostas em “Friday, bloody Friday #125

  1. Um amigo meu baixou o 99 vidas do Red Dead Redemption e acabei escutando mas não achei que teria spoilers, pelo menos não tão fortes. 90% do podcast foi de boa até que vieram os spoilers. Isso me deu uma raiva desgraçada. Tenho o jogo até hoje mas nunca joguei por isso, me arrependo profundamente de ter escutado aquela merda.
    Tomei spoilers também sobre o anime Your Lie in April. Este anime tem uma história linda, só que nem tive chance de assistir porque só fiquei sabendo dele quando quando ouvi os spoilers.

  2. Sou dessas que visita as páginas sabendo que contém spoilers e mesmo assim fica se lamentando depois ***OH GOD, WHYYY?*** também tenho muita mania de ir em posts, matérias em blogs de tais coisas que quero ver etc e sempre vou no pior lugar de todos: comentários ;-; Antes de ver Frozen eu li algo do tipo: ‘O HANS É DO MAU, NÃO ACREDITO’ e eu tipo: mds por que eu fui ler isso 😦 HEHE Também quando estava acompanhando SOA li um spoiler muuuuuuuuuuuuuuito tenso que era sobre a morte do Clay, eu estava apenas na segunda temporada e acho que foi um dos piores spoilers da vida!! Mas faz parte, quem manda ficar fuxicando nas redes sociais XD

  3. Nunca me importei em levar spoilers.
    ate pq tem uns hj em dua bem previsiveis
    a morte do mercurio tava na cara
    o visao flevantar o martelo do thor eu n assisti mas nem por isso fiquei chigando a mae do cara q falou
    mas o 1 spoiler q eu levei foi sem duvida a refencia de toy story 2 a star wars.kkk
    nao buzz,eu sou seu pai!!!

  4. O pior é que eu me auto-spoilo, geralmente. Uma vez fui pesquisar uma imagem do Robb Stark pra usar como avatar no fórum da UOL e, de lambuja, o auto-completar escreveu “Robb Stark morre”.

  5. Acho que o pessoal se preocupa muito com spoiler, não acho que seja algo que estraga definitivamente sua experiência, pelo contrário, remodela ela, pelo fato de que você já tem determinada informação referente a trama, mas você nunca sabe sob que perspectiva ela vai acontecer, tá eu sei que o rapazinho dos bosques morreu, mas eu sei como ele morreu, sob quais circunstâncias, ou motivos, mesmo que leve um spoiler você não sabe sobre quais nuances ocorreram o mesmo, prenda sua atenção em saber como houve e não em se concentrar no fato, isso pode estragar sua experiência mais ainda, mas as vezes é bom tomar um spoiler, já que isso pode te proporcionar uma experiência totalmente diferente. (OU NÃO né, vai saber)

    • Exatamente, sempre achei que as pessoas levam em consideração apenas a fotografia inicial e final de uma trama. Sempre achei mais importante saber como alguma coisa acontece do que saber o que acontece.

    • A questão é que assistir algo sem saber o que vai acontecer te coloca dentro da história. Você não assiste a parada como um profeta que sabe dos acontecimentos futuros, mas sim como um humano normal; sentindo medo de perder seus personagem favorito, tensão extrema por não sabe o que pode acontecer e esse tipo de coisa que te facilita uma imersão na obra. E sim, realmente assistir a obra com spoilers pode acabar sendo muito mais interessante, dependendo do caso. Mas isso você consegue reassistindo qualquer obra pela segunda vez, já assistir sem nenhuma informação, é uma oportunidade única na sua vida… exceto se você tiver Alzheimer.

    • A questão é que assistir algo sem saber o que vai acontecer te coloca dentro da história. Você não assiste a parada como um profeta que sabe dos acontecimentos futuros, mas sim como um humano normal; sentindo medo de perder seus personagem favorito, tensão extrema por não sabe o que pode acontecer e esse tipo de coisa que te facilita uma imersão na obra. E sim, realmente assistir a obra com spoilers pode acabar sendo muito mais interessante, dependendo do caso. Mas isso você consegue reassistindo qualquer obra pela segunda vez, já assistir sem nenhuma informação, é uma oportunidade única na sua vida… exceto se você tiver Alzheimer.

  6. quando eu disse q estava vendo breaking bad estava na terceira temporada um “amigo” meu gritou: O WALT MORRE NO FINAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s