Friday, bloody Friday #094

friday_094

Saiba mais sobre o Desafio do Melaço e outros desafios bizarros propostos pelo Guilherme aqui, no CH3!

Creio que todos já devem saber do que se trata o tal Desafio do Gelo. Mas em todo caso, trata-se de uma campanha viral com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e angariar doações para pesquisa e tratamento da doença. O desafiado deve gravar um vídeo de si mesmo levando um banho de água gelada e desafiar outras pessoas a fazerem o mesmo em até 24h. Caso não cumpram, devem fazer uma doação para a ALS Association. Mas claro, a ideia é que quem grave o vídeo faça a doação também.

Várias celebridades internacionais e nacionais já participaram da brincadeira. Algumas, por acaso, esqueceram de mencionar a causa no vídeo.
Independente da vaidade, da autopromoção e do ativismo oportunista de certas celebridades (tipo a piada que foi o #somostodosmacacos), a campanha do instituto é válida. Apesar de rara, ELA é uma doença triste pra caramba. A enfermidade ataca os neurônios motores e limita os músculos essenciais para o movimento das mãos, pés e outros. Nos estágios avançados, a pessoa não consegue andar, falar, comer e nem respirar sozinha.
Além de se informar sobre a doença, você pode fazer suas próprias doações a institutos e associações no Brasil sem desperdiçar água, acessando: http://www.abrela.org.br/ ou http://www.ipg.org.br/ipg/faca-uma-doacao/lan/br.

E você, leitor? O que está achando da campanha e da repercussão?
Eu recomendo assistir este vídeo gravado por uma pessoa diagnosticada com ELA, para ter uma dimensão maior da situação:

Dê sua opinião aí nos comentários!

Bom final de semana e até domingo!
-Feliz

Anúncios

7 respostas em “Friday, bloody Friday #094

  1. Melaço me faz lembrar do menino maluquinho…. Bem, comentário quanto a tirinha de hoje:
    Caralho! Não fazia ideia que esse negócio tinha um propósito, jurava que era só mais um viral e estava ignorando por isso, obviamente tbm não fazia ideia da existência dessa doença. Vi o vídeo no final do post, na hora que ele disse como que era chegar pra alguém e falar que tinha ALS e a pessoa não saber do que vc está falado ou saber exatamente o que é e dar um passinho para trás, eu dei risada, pois sei bem como é ter uma doença não muito conhecida assim e ter pessoas saindo fora por isso. Ahahahahaa
    De qualquer forma, que bom que conseguiram arrecadar milhões nos EUA, acho que já conseguiram o suficiente para conseguirem fazer uma boa pesquisa, ou não?

  2. Um exemplo clássico de algo que começou com uma intenção nobre… e se desvirtuou devido a falta de engajamento das celebridades que passaram adiante. Enfim,

  3. O importante é que estas celebridades ao invés de queimar o filme com o balde de gelo só para se promover, aparecesse doando para a causa, sou a favor do melaço para as celebridades, assim vão abrir a mão para se arrumar e doar aproveitando o embalo.

  4. Eu esqueço de comentar mas o Feliz tem raros lapsos de genialidade em suas tiras. O último quadrinho ficou muito bacana, temos a impressão do melaço estar “sorrindo” quando na verdade é apenas o contorno do rosto do Feliz (não sei se foi intencional).
    E quanto ao desafio do balde de gelo existem dois lados, os famosos aderindo a causa foi algo bom por causa da repercussão da campanha, o que por outro lado banalizou a mesma, com muita gente fazendo o desafio sem ter noção da causa, só porque achou bacana.

  5. Esclerose Lateral Amiotrófica … o quê?
    Ouvi sobre este desfio envolvendo os presidentes das grandes companhias de games, agora dizer que diabos se trata esse desafio ninguém falo, e não faço a menor ideia se entre eles tava sendo algo banal ou sério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s