Giblog #081

cdf_081

Foi na época que eu acompanhava a revista Os Novos Vingadores que percebi a complexidade que poderia ter um herói criado como um símbolo patriótico numa época em que o bem e o mal eram conceitos claros como preto e branco. A fase de Ed Brubaker e Steve Epting com o Capitão América foi essencial para a criação do que estamos vendo no cinema agora em Capitão América: O Soldado Invernal.

A trama é bem fiel ao clima das HQs do bandeiroso, permeada de intrigas, espionagem, reviravoltas, segredos de Estado e um elemento misterioso representado pela figura do Soldado Invernal. Steve Rogers entra no meio disso tudo para contestar ordens e os rumos duvidosos que a S.H.I.E.L.D. vem tomando, entrando em conceitos como a política intervencionista norte-americana e a duvidosa guerra ao terror em nome de uma visão distorcida de democracia. Isso facilita muito a relação do espectador com um personagem que, em uma abordagem mais leviana, seria o representante do american way of life. Já faz muitos anos que o Capitão América deixou de ser um símbolo que representa os ideais de apenas um país, desde a saga Guerras Secretas, Os Novos Vingadores, Guerra Civil e posteriores.

Tudo isso contribui para que Capitão América: O Soldado Invernal seja realmente um dos melhores filmes solo da Marvel até agora. Várias referências ao Universo Marvel estão lá para empolgar os fãs com o que há por vir. Uma menção ao Dr. Estranho, por exemplo, foi uma surpresa muito bem vinda.

Se ainda não viu, fica aqui a recomendação!
-Feliz

Anúncios

13 respostas em “Giblog #081

  1. VAI TIRIRICA, quanto aos filmes, fica cada vez mais difícil dos produtores dos filmes da marvel se superarem, vão ter heróis fortes, mas outros tendem a minguar, apesar de serem legais.

  2. SPOILER ALERT!

    Feiticeira Escarlate e Mercúrio com o Barão Strucker, pra mim a grande incógnita. Quero dizer, sabemos que os direitos dos mutantes estão com a Fox, então a Marvel Studios não pode nem ao menos citar a existência de tais seres, eu acho. Muito menos falar de um certo Magneto. Vamos ver o que eles vão fazer.

    FINAL DO SPOILER!

  3. Fui ver o filme ontem e é sem duvidas o melhor filme da fase 2 e está lá no topo junto com Avengers e Iron Man 1. Ele conseguiu dar continuidade ao universo Marvel e ainda assim ser seu próprio filme, coisa que o Iron Man 3 não conseguiu fazer. Aliás, aquela menção ao Stephen Strange só confirma que teremos mais magia nesse universo daqui pra frente 😀 Estou ansioso pro Guardians of the Galaxy.

    • é foda, porém não tem tanta ação quanto outros filmes de heróis, mas as partes que tem são fodas e a história foi muito boa e bem contada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s