Friday, bloody Friday #057

Volta e meia alguns leitores comentam comigo que gostariam de acompanhar histórias em quadrinhos mas não sabe por onde começar. Bom… Sem querer ser muito pretensioso ou apontar o que cada um deve acompanhar, vou tentar esclarecer algumas coisas no post de hoje. Então, vamos nessa!

friday_057

Muitos desses comentários se referem às HQs das gigantes Marvel e DC. De fato, considerando que as editoras já publicam histórias há uns 70 anos e que elas têm alguns personagens mais velhos que nosso avós, fica difícil saber como começar. E todo mês tem uma nova revista nas prateleiras, já em seu número 50, etc.

OK. A palavra-chave aqui seria “continuidade”. Na Marvel e na DC as histórias e os acontecimentos se passam todas em um mesmo universo (mais de um, em alguns casos, mas isso é outra história), protagonizada por personagens diferentes. Muitos eventos desencadeados por um personagem X pode afetar o direcionamento do personagem Y em outra revista. Cada herói segue sua própria continuidade também, seja em seu título próprio ou em participações especiais. Passam por transformações de personalidade, vivenciam experiências de mortes, trocas de uniforme, novos relacionamentos, etc.
No Quarteto Fantástico, por exemplo, a formação já mudou tanto que chamar de “quarteto” parece brincadeira.

quarteto

Logo, no caso Marvel e DC, para acompanhar as histórias periódicas, não tem outro jeito. O negócio é pular de cabeça com o bonde andando, mesmo. Ao menos foi como comecei. Depois de alguns números, você vai se familiarizando com o protagonista, seu círculo de convivência, sua realidade, seus inimigos. Você acaba percebendo que muitos acontecimentos significativos vão sendo relembrados no decorrer da história, possibilitando que você entenda o que levou o herói a chegar até ali e agir daquela forma.

Estão disponíveis também várias coletâneas de histórias publicadas no passado com alguns dos momentos mais marcantes de cada título. São boas opções para quem está começando se familiarizar com o universo do personagem. E não é preciso procurar muito, já que elas estão disponíveis em livrarias ou nas bancas, mesmo.

Sem Título-2

A DC comics, pensando no potencial do novo mercado, cujo conhecimento sobre os grandes heróis vêm apenas dos filmes, apresentou em 2011 a iniciativa dos Novos 52, basicamente “rebootando” seu universo e criando uma nova continuidade. A Marvel seguiu recentemente uma linha semelhante com a iniciativa “Marvel NOW!”, trazendo vários títulos de volta ao seu número 01.

O grande momento para acompanhar estas duas editoras é agora. Os Novos 52 ainda é recente, portanto, como novo leitor, você pode optar por acompanhar a Liga da Justiça, Superman e Batman, por exemplo, sem perder muito do que aconteceu até agora. E claro, procurar ler o que já foi publicado, já que são relativamente poucos títulos.
Aqui no Brasil, a iniciativa NOW da Marvel começou recentemente, em outubro, mesmo, com a publicação da revista “Nova Marvel: Ponto de Partida”. Algumas mudanças devem ocorrer nos mixes tradicionais da editora, então é uma boa ideia começar a acompanhar desde já.

Há casos, porém, que pegar o bonde andando é mais complicado.
Principalmente em se tratando de mangás, já que, ao contrário das tradicionais publicações ocidentais, têm prazo de validade (apesar de One Piece e Naruto parecerem infinitos) e os acontecimentos dependem um do outro para o desenvolvimento da história. O mesmo ocorre com séries como The Walking Dead. Nesses casos, se você perdeu o começo, tem que ir atrás do que já saiu!
Felizmente no caso de TWD, é possível encontrar coletâneas com todos os arcos lançados até agora.

Porém, se você pretende ser um novo leitor de quadrinhos, para a sua sorte, estas não são suas únicas opções. Existe uma infinidade de títulos independentes de continuidade. Facilita muito a experiência de leitura, já que normalmente os números vêm publicados todos em um volume único. Já fiz algumas recomendações no Friday #011.

Graphic Novels também são uma ótima opção caso você não queira depender de continuidade e esteja procurando uma experiência de leitura mais íntima e mais consistente. Esses materiais geralmente prezam por grande qualidade narrativa, portanto, vale dar uma conferida.
Alguns bons exemplos aqui:
V de Vingança (preciso mesmo citar de novo a obrigatoriedade de ler esse título?), por Alan Moore e David Lloyd
Maus – A História de um Sobrevivente, por Art Spiegelman
Ghost World, por Daniel Clowes
Do Inferno, por Alan Moore e Eddie Campbell
Persépolis, por Marjane Satrapi
Um Contrato com Deus, por Will Eisner

Bom… Já dá pra começar!

E nem mencionei aqui ainda as publicações da Vertigo, ou HQs que podem ser acompanhadas separadamente como Disney, turma da Mônica, Astérix ou Tintin, ou as tirinhas… A história das histórias em quadrinhos é extensa demais para um Friday só! Por enquanto, espero ter conseguido esclarecer alguma coisa para quem pretende ser um novo leitor.

E você, caro leitor do CdF, como começou a ler quadrinhos? O que vem acompanhando? Quais suas obras favoritas? Teria alguma recomendação para quem quer começar a acompanhar HQs? Diga aí nos comentários!
(Tÿr, estou baixando a Liga da Justiça dos Novos 52!)
Até semana que vem!
-Feliz

Anúncios

18 respostas em “Friday, bloody Friday #057

  1. Gostei de você ter feito algo diferente, normalmente, qualquer post que eu leio sobre Quadrinhos, seja no Youtube, ou por texto mesmo, são sempre recomendações das mais populares, Watchmen, A Piada Mortal, etc. As vezes parece que a Marvel não tem histórias tão boas quanto, oque não é verdade.

  2. Comecei a ler pegando o bonde… e no começo você não entende nada mesmo, mas depois já pega o jeito. Atualmente eu tenho acompanhado quase tudo nas bancas e isso não é legal, estou indo para a falência! Tive de abandonar Vingadores VS X-men… quando tiver grana vou comprar pelo site da Panini… O estranho que apesar de preferir a DC estou comprando apenas Batman e Vertigo, já que mandaram Flash pro Universo DC. Vou continuar comprando mais da Marvel por causa da Marvel NOW, mas nesse começo de ano quero acompanhar a Liga da Justiça. Apesar de não gostar muito de scans eu baixo alguns,, de obras que não foram lançadas por aqui e para ter uma opinião sobre qual comprar… Ultimate nunca mais.
    Ultimamente meus textos estão maiores que o do Ettore :X

  3. Eu estou lendo vários titulos da Marvel Now,Vingadores,Fabulosos Vingadores,Superior Homem-Aranha,Superiores Inimigos do Homem-Aranha,Superior Carnificina,Gavião Arqueiro,as primeiras edições do Homem-Aranha Ultimate,a nova série da Marvel que vai demorar pra vim pro Brasil que é a Infinito,e várias outras,praticamente tudo,na DC estou lendo só as do Batman,Batman & Robin,Detective Comics e a série Mal Eterno.outra que vai demorar pra vim pro Brasil.De outras editoras estou lendo The Walking Dead(que dessa série só falta ler os livros),estou começando a ler Invencivel,Kick-Ass estou lendo o segundo volume.E recomendo pra você Feliz a série Crossed,que tem vários séries dela,Crossed,Crossed Badlands entre outras até segunda.

  4. Da Marvel estou lendo as publicações mensais dos X-men, Wolverine, Justiceiro e tenho que caçar as do Demolidor. Da DC acompanho mensalmente as publicações de Batman e Antes de Watchmen (Além de umas Graphic Novels como O que aconteceu com o SUperman/Batman e o encadernado de Watchmen), e acompanho mensalmente as publicações individuais de The Walking Dead

  5. Feliz, Qual é o nome da revista que você citou ali da brincadeira com o quarteto fantástico ? eu tinha ela mas perdi e nem lembro do nome dela. se puder ajudar eu agradeço muito. vlw

    • É a “Sérgio Aragonés Massacra a Marvel”. É muito boa!! Tem também a “Sérgio Aragonés Destrói a DC”, que vale a pena conferir. As duas rendem boas risadas!

  6. Bem, eu estou lendo poucos mangas por enquanto, estou terminando de ler uns que acompanhava na net a uns 5 anos atras como, Liar Game, Hajime no Ippo, Rosario + Vampire, Bleach, Noblesse, Naruto, Liar Game, Air Gear, Sakura Card Captors ( crlh tem muita coisa ainda ) enfim, estou “lendo” 40 títulos diferentes de Mangás atualmente ( Maldito déficit de atenção ). Regularmente leio só uns 10 titulos, incluindo os da banca, pois gosto de incentiver o mercado brasileiro de mangás. Que alias esta lançando uma versão de H.O.T.D colorida lindíssima, odeio mangá Ecchi ( quando um manga tem garotas com peitos que só faltam saltar pra fora da página e balangar na tua cara ) mas tenho um carinho por esse manga por ter me mostrado o gênero Zumbis. Reviw por um blog que gosto http://www.elfenliedbrasil.com/2011/10/high-school-of-dead-lovers-gonna-love.html
    Nunca peguei uma HQ pra ler, tirando turma da monica e sandman, mas gosto muito do Arqueiro Verde, Spawn, Carnificina, Flash, Homem Aranha e outros que não estou me lembrando agora. Acho que lerei guerra civil ou ultimate carnificina…

  7. Ah, como eu adoro esses Fridays! Atualmente estou colocando em dia o que eu perdi dos Novos 52 desde o começo do ano e paralelamente eu leio alguns clássicos e histórias alternativas tanto da DC quanto da Marvel.

  8. Para quem gosta de heróis mais realistas, eu recomendo a leitura da série de quadrinhos : O FANTASMA – Criado por Lee Falk, eu e meu pai compramos todos os exemplares da extinta Editora Saber, agora está sendo reeditada pela Editora Pixel e já está nas bancas a revista n.º 1 com a saga: OS PIRATAS DO CÉU.

    um abraço galera.

  9. Perdão pela demora em comentar, caro confrade Feliz. Me mudei e, infelizmente, estou sem internet em casa por tempo indeterminado, sendo assim, só tenho acesso nos FDS. De qualquer forma, a DC está batendo a Marvel em vários aspectos, agora com ‘Os Novos 52!’, tomando uma abordagem mais humana e ‘fragilizada’ dos heróis. Já que leu a Liga da Justiça, agora compreendeu porque o Aquaman é meu novo herói favorito no multiverso DC? xD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s