Friday, Bloody Friday #022

friday_021

Aproveitando o tema do Café Diário de quarta-feira, vamos hoje relembrar os Anos 90!

Muitos dos leitores do Café do Feliz nasceram nessa década e acabaram atravessando ela apenas na infância. Como alguém nascido em meados da (também gloriosa) década de 80, tive na década de 90 os anos que definiram meu caráter.

Foi nessa época que finalmente consegui me ver como gente e entender mais ou menos o que era o mundo. Vi minha primeira Copa do Mundo em 1994, quando o Brasil foi Tetracampeão contra a Itália. Nesse ano compreendi a paixão do brasileiro pelo futebol e a idolatria por um corredor de Fórmula 1, cuja morte também testemunhei. Senti o mesmo quando vi os Mamonas Assassinas morrerem, pouquíssimo tempo depois de ter testemunhado o surgimento e o sucesso imediato da banda. Ainda não entendia muito bem os conceitos de economia ou inflação (minha única noção dessas coisas era através dos gibis do Tio Patinhas), mas achava estranho quando a moeda deixava de ser Cruzado para virar Cruzado Novo, depois Cruzeiro, depois Cruzeiro Real para enfim virar Real. Era meio difícil se acostumar com aquilo. Demorou algum tempo também pra entender que estávamos vivendo uma época recém saída de um período longo de ditadura e o que aquilo significava, e achei estranho quando vi um Presidente ser afastado. Na época pensei “ué, e isso pode?”.

Cresci vendo Tv Colosso, assistia todos os desenhos do Sábado Animado, da Sessão Desenho e esperava ansiosamente o fim de tarde para assistir Tv Cruj. Alguns dos desenhos mais incríveis que já vi surgiram nessa década: Tiny Toon, Doug, a Turma do Pateta, Batman – A Série Animada, e os hilários Cartoon Cartoons! Sem falar nos animes como Pokémon, Samurai X, Fly (que vi muito pouco, porque perdia quase todo episódio!). E ainda tivemos seriados marcantes como Arquivo X, Blossom, Friends, E.R. (Plantão Médico), etc. Anos Incríveis foi criado no fim dos anos 80, mas foi exibido aqui no Brasil pela Tv Cultura nos anos 90, e que série sensacional!

Sem falar é claro de ter vivido a geração dos consoles que mais deixam saudades, como o Super Nintendo, Mega Drive e Play Station 1. E ainda testemunhei o surgimento da internet, vejam só! É muito estranho lembrar como era não poder usar o telefone enquanto se estava conectado, como era difícil encontrar uma página hospedada no Geocities que funcionava, como levava mais de meia hora pra baixar uma única música. Usávamos o ICQ, o Napster e o WinAmp. Entrar na internet já era uma coisa engraçada, com aquele tom de discagem bizarro!

Boa parte da minha adolescência aconteceu nessa época, também. Foi bem no final dela que comecei a definir meu gosto musical e a preferência pelo rock, ouvindo bastante Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters e o Offspring. Já nos anos 2000, amadurecendo minhas preferências, vi que esse tinha sido um período muito bacana para a música, com destaque para Blur, Pearl Jam, 311, Weezer, Rage Against the Machine entre várias e várias outras bandas.

Mesmo quem não viveu esse período, com certeza foi influenciado por ele de alguma forma. Então, leitor, sinta-se à vontade para deixar aí nos comentários o que você viveu dos anos 90 e o que mais deixa saudades. Ou se não viveu, o que dessa década te influencia nos dias de hoje. Seja na música, na TV, cinema, quadrinhos, games, enfim, sobre o que quiser!

Grande abraço a todos e até semana que vem!
-Feliz

Anúncios

20 respostas em “Friday, Bloody Friday #022

  1. Apesar de ter pais até hoje tradicionais, eu tive por um período curto, internet no final dos anos 90 quando poucos tinham acesso, e sei muito bem o que era não poder usar o telefone enquanto estava conectado, e se alguém ligasse para vc, a net caia, e não havia nem telefonema nem conexão. Hahaha’ e a discagem era bizarra mesmo… PS1 tive só na época do PS2. Minha mãe não me deixava jogar nenhum tipo de jogo por na época ser considerado algo masculino, mas eu sempre espiava pela lado de fora meus primos jogando e peguei um certo fascínio por jogos. Me considero uma gamer dessa geração, por estar conhecendo realmente os jogos só depois dos lançamentos dos últimos consoles até agora!

  2. Nasci em 99 mas muita influencia dos anos 90 como meus primeiros video-games:Super Nintedo e PS1 todos os desenhos que vi (e ainda vejo hehe,só tenho 13 anos)eram Pokemon,DBZ,Doug,Desenhos da Cultura,etc. E música,eu via MTV,na época do Red Hot e já é de saber que gosto dos anos 90 muito mais do que essa década que passou e essa que já faz 3 anos que se iniciou.

  3. Nossa anos 90 *o* Eu olhava tudo que é desenho, lembro que eu revezava os canais de TV bem sedo era o SBT depois a Globo e a tarde a TV Cultura. Eu mendigava o controle do Nintendo na casa do primo p/ jogar Mario e o do play 1 na casa da Amiga p/ joga Tomb Raider. XD
    Quando tive meu próprio computador (um dinossauro de tão caquético) eu comprei o Tomb 1 e lembro que não era compatível com meu PC, eu podia jogar ele mas não podia gravar shuashua ou seja quando eu morria voltava no inicio da fase, lembro que o Maximo que cheguei foi no T-Rex.
    Também usava a internet discada, e diziam que depois da meia noite era mais barato, ai eu fica na madruga jogando uns jogo simples naquele site ‘’fliperama’’…

    Quanto sofrimento né XD

    Sempre acho as coisas mais antigas mais legais, quando ganhei o play2 comprei o cd com todos os jogos do Nintendo em vez de jogar os jogos novos jogava os velhos (menos gta)… vai entender XD

  4. Não se esqueça de que esperávamos até a meia-noite nas sextas e aos sábados até as duas da tarde para conectar a internet, Também vimos a explosão dos telefones móveis desde o Nokia indestrutível aos primeiros celulares com câmera que nos transformavam em pinturas neo-realistas e quando maneiro era quando vc colocava uma cor exótica como luz do seu celular. Sem falar em uma excelente fase dos jogos para pc como GTA I e II, simcity e o ja-ken po do yahoo messeger. Menção honrosa para os os A-au (leia com a voz fina) do ICQ e o apito de navio ao logar no mesmo, aos diversos grupos de heróis de roupas coloridas formados por 3 homens e duas mulheres e um robô estranho como Power rangers, Flashman(meu preferido) e os lobos solitários como Jiraya, Inspector, kamen rider (não o guerreiro dragão, a mosca mesmo). Bons tempos.

  5. Puts, adoro nostalgia, capaz ficar um dia inteiro só relembrando as coisas boas que vivi na infancia ” cruj cruj cruj, thcau ! “, o meu triciclo do Bob, o primeiro computador com a sua net discada e como eu não ligava nem um pouco pra aquilo ( até eu conseguir um jogo do power rangers que eu era muito viciado e até hoje procuro saber o que aconteceu com ele e qual jogo era ), o meu espanto quando eu conectei a primeira vez com speedy , “senta que la vem historia” , “Ra-tim-bum ! “, “por que não, não é resposta. ” muita coisa legal, caramba, eu vi muita tv cultura na minha infancia “Bada-bim, bada-bum, bada-beakman !” meu personagem preferido era o Lester . . .
    Bem, muita coisa legal msm, sempre bom relembrar das coisas boas da infancia

    • Você falou desse jogo de Power Rangers e me lembrou que eu mesma era viciada em um. Não descansei enquanto não encontrei. O que eu jogava era o Mighty Morphin Power Rangers: The Movie. Dá uma olhada em gameplay do youtube e vê se é o mesmo. Joguei DEMAIS esse no meu Super Nintendo! Obrigada por me fazer lembrar dele, vou procurar um emulador agora mesmo hehehe

  6. Como eu assoprei cartucho e rebobinei VHS com o dedo e fitinha (aquelas de música) com lápis! Não foi a adolescência, mas a infância que vivi nos anos 90. Tinha milhões de cassetes da Disney, de Tico e Teco à Bela e a Fera, e mais alguns milhões de fitas de SNES. Curti demais essa época da minha vida e carrego algumas influências até hoje. Não vejo na maioria dos jogos e filmes atuais a beleza que me admirava tanto quando eu era criança… Se fiquei cética ou se a qualidade realmente caiu, só Deus sabe!

  7. Eu lembro que eu assistia Rei Leão direto, e quando acabava o filme eu rebobinava tudo pra assistir o filme inteiro denovo em seguida.

  8. A melhor parte era colecionar comandos em ação, tempos que fazem a infancia a melhor parte das nossas vidas. E eu nem sou velho iqual uns caras aqui hahahaha

  9. Eu me lembro do irc! “Quer tc?” Rs. Dos #canais. Baixei meus primeiros metais por lá. Aquele som do avalanche quando conectava. Rs. Conheci uma galera por lá! Acho que até hoje os nerds mais sombrios usam. Haha. Nossa você lembrou de blossom?! Era viciada! Também era no parte of five (o quinteto) e Roswell até choro!!! Rs.

  10. Kichute, alguem lembra?.. era de lei né pessoal… rouba bandeira, pique esconde, caí no poço, queimada, policia e ladrão…. essas eram brincadeiras que tinhamos ate chegar o tele-jogo.(pois é, sou um pokinho mais velho q a maioria de vcs…rsrs) depois o supergame, o atari,( tinha um jogo q se chamava Decatlon, q quase estourava a mao da gente de tanta força na manete) supernintendo, Dynavision…. e por aí vai… tempos bons de outrora…

  11. A TV Cruj influenciou bastante o meu caráter, assim como o SNES e os Power Rangers. A década de 90′, mesmo para os que ainda não eram adolescentes, foi uma década de ouro que ficará para sempre marcada em nossa memória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s